Sunday, August 3, 2008

O início da viagem

A minha viagem pela macrobiótica começou em 1999. Eu estava doente há já algum tempo, os médicos não sabiam o que fazer e iam receitando antibióticos. Não havia sinal de melhoras, perdia cada vez mais sangue na urina e já era imune a quase todos os antibióticos. Até que um dia, no meio de dores agonizantes, urinei sangue... fiquei sem saber o que fazer, era evidente que estava pior mas não valia de nada ir para o hospital... a medicina convencional não fazia a mínima ideia de qual era o meu problema e claro está, não sabia como me curar.

Respirei fundo e decidi que estava na hora de procurar a ajuda duma medicina alternativa. Tinha assistido, na televisão, a uma entrevista ao professor Kazou Kon. Ele falava sobre macrobiótica e como tinha ajudado muitas pessoas com problemas graves.

Fui à consulta, onde ouvi falar de conceitos e nomes totalmente novos para mim. Voltei para casa a saber que tinha que mudar o que comia. Mas não sabia como cozinhar todas aquelas coisas novas e o que cozinhava era terrível. Passei fome e quando já não aguentava mais "assaltava" o frigorífico e comia tudo o que lá estava...

Essa foi a fase difícil, mas felizmente não desisti. Talvez por não ter outra alternativa, mas a verdade é que persisti. Ainda bem que o fiz: a minha saúde melhorou e também os cozinhados :)

Há 3 anos tive algumas aulas de cozinha macrobiótica que fizeram toda a diferença. Mas hoje sei que os ingredientes principais são: amor e gratidão. E esses acho que só agora estou a conseguir juntá-los ao que cozinho. Não é que seja difícil, mas é preciso senti-los.

Cheguei há 3 dias do campo de Verão do Instituto Macrobiótico de Portugal. Os dias que passei no Monte Mariposa fizeram de facto a diferença: a comida, as novas amizades, o contacto com a natureza. Já tinha decidido aprofundar os meus conhecimentos de macrobiótica, mas voltei do campo com a certeza que quero fazer mais do que isso: quero aprender com os outros e por mim mesma, mas quero também partilhar a minha experiência. E é essa partilha que me proponho fazer neste blog.

No comments: