Sunday, November 2, 2008

Compota de uva

Aqui fica a 1ª receita, que fiz hoje mesmo. Levei-a quentinha para os meus amigos Raquel, Ricardo e Laura e descobri o profundo e imenso prazer que é cozinhar para os outros :)

Não tenho quantidades, é "a olho". Sei que a princípio pode parecer confuso, mas depois vão ver que de facto é fácil e mesmo com quantidades o resultado varia, o melhor é seguir a intuição.

Receita
Lavar as uvas (~1Kg) e retirar os pés. Colocá-las num tacho (com graínhas e pele), sem água e com uma pitadinha de sal. Deixar cozinhar até todos os bagos estarem desfeitos, alternando entre chama alta e média. Juntar 3 colheres de sopa de amido de milho, previamente desfeito em água fria, cozinhar mais 2 minutos e está pronto.

Também se pode usar agar-agar ou kuzu para engrossar.

Para guardar por bastante tempo, podem colocar a compota em frascos e pasteurizar na panela de pressão. Para pasteurizar: colocar os frascos na panela com àgua até meio dos frascos e deixar 15/20 minutos depois de ter pressão.

Bom apetite ;)

1 comment:

purple said...

vou experimentar! :)

ando à procura de umas receitas de compotas/geleias para oferecer no natal aos mais velhos, para que possam fugir ao açúcar.... deliciosamente!!